SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE PLANO DE NEGÓCIO E PROJETOS

Há muito mais semelhanças do que diferenças entre um plano de negócio e um projeto. As diferenças se limitam ao fato de um projeto nem sempre representar um plano de negócio; já a elaboração de um plano negócio prescinde da elaboração de um ou vários projetos.

Tomamos como exemplo a decisão de se elaborar um plano de negócio para implantar uma unidade industrial. As peças mínimas que comporão esse plano são: projeto de estudo de impactos ambientais, projeto arquitetônico, projeto elétrico, projeto de prevenção e combate a incêndio, projeto de instalação da planta industrial, orçamentos, entre outros. Por último, e talvez o mais importante, o estudo de viabilidade econômica e financeira.

Numa definição mais simplista, podemos afirmar que um projeto é uma versão reduzida ou parte de um plano de negócio. Já este envolve aspectos de maior complexidade desde sua concepção até a decisão final de sua implementação ou não.

Com o intuito de ilustrar e enriquecer nosso ponto de vista, deixamos como sugestão de leitura um artigo escrito pelo pequeno investidor português Nuno Casimiro,  publicado em 06/07/2011.

SUGESTÃO DE LEITURA: Plano de negócios versus projecto de investimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s