Quando uma pequena diferença pode fazer uma grande diferença

Hoje trataremos da diferença entre AMPLIAR e EXPANDIR um empreendimento ou negócio.

Aparentemente são palavras sinônimas, porém, no ramo dos negócios, têm significados diferentes. É comum fazermos uma pequena confusão quando um empresário toma uma decisão de aumentar ou diversificar sua atividade e surge a seguinte dúvida: vamos amplia ou expandir os negócios? Ao pé da letra, na linguagem econômica, há uma diferença significativa entre essas duas palavras quando estamos diante de um plano de negócios.

Expandir uma atividade ou um negócio é quando, por exemplo, numa determinada indústria há duas linhas de produção – uma que fabrica sandálias e outra que fabrica sapato – e, de repente, pretende-se adicionar uma nova linha de produção ao parque industrial – fabricação de meias – ou ainda, quando há uma planta industrial e se resolve instalar uma nova planta. Nesses casos, estamos expandindo.

Já na hipótese de uma determinada planta possuir três linhas de produção de sandálias com capacidade para 10 mil unidades, o mercado indicar que há demanda para 20 mil unidades e a empresa decidir instalar essa nova linha para aumentar a fabricação de sandálias, haverá uma ampliação. Outro exemplo clássico de ampliação é uma determinada planta estar produzindo a 50% da capacidade instalada e precisar ampliar essa utilização para produzir 80% da capacidade instalada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s