AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER SERVIDOR

O nosso primeiro post do ano é um texto publicado no site Atitude e Negócios sobre a liderança servidora. Vale à pena a leitura.

Saiba quais são as principais características de um líder servidor

Liderança servidora é uma mistura de equilíbrio entre líder e servo. Você não perde qualidades de liderança quando se tornar um líder servidor.

Um líder servidor é aquele que:
Valoriza ideias e opiniões. Um líder servidor valoriza muito as contribuições recebidas e regularmente procura opiniões de seus colegas de trabalho. Estabelece uma cultura de confiança e respeito. Um líder servidor conquista a confiança e o respeito ao seu redor, assim seus subordinados sempre estão altamente comprometidos com o trabalho e satisfeitos com sua liderança.

Promove outros líderes. Replicar novos lideres é tão importante para o líder servidor que quase se torna uma missão de vida. Ensinar os outros a liderar, oferecendo oportunidades para o crescimento e demonstrando pelo seu exemplo. Isso significa que o líder nem sempre é líder, mas em vez disso, desisti da energia de algo para colocar outros para liderar.

Importa-se em ajudar os outros. Ajudar as pessoas com as questões da vida e não apenas a trabalhar questões. É importante oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal para além do trabalho. Vamos dizer que você execute um programa da empresa para perder peso, ou para dar uma aula de etiqueta. Nenhum deles pode ajudar a uma necessidade corporativa imediata, mas cada um pode ser importante.

Incentiva. A principal característica de um líder servidor é encorajamento. E um líder servidor verdadeiro diz: “Vamos fazer” e “não, você vai fazer isso”.

Possui um grande poder persuasão na sua comunicação. Um líder servidor é o oposto de um ditador. É um estilo feito para persuadir, e não comandar.

Pensa em longo prazo. Um líder servidor pensa na próxima geração, no próximo líder, na próxima oportunidade. Isso significa uma troca entre o que é importante hoje e o amanhã, e faz escolhas para beneficiar o futuro.

É totalmente humilde. O líder não usa um título como uma forma de mostrar quem está no comando, não acha que ele é melhor do que todos os outros, e age de uma forma a cuidar dos outros. Ele pode, de fato, pegar o lixo ou limpar uma mesa, porque possui autoconhecimento suficiente sobre sua personalidade e reconhece suas competências.

LINK: http://atitudeenegocios.com/caracteristicas-de-um-lider-servidor/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s