Passo 5: Cadastramento de atividades

1 – Cadastrar a(s) atividade(s). Atentar para o fato de que a atividade a ser inserida deve constar nos objetivos sociais da empresa e em seu CNPJ/MF.

5.1

2 – Na janela “Registrar Atividades”, aba “Custo/Despesa”, registre todos os custos e/ou despesas que não estejam relacionados diretamente com o produto, mas com a atividade em si, e que serão classificadas como despesas operacionais: gerente de produção, operador de máquinas, energia do parque industrial ou loja comercial etc.

3 – Registrar os bens produzidos e/ou comercializados. Quando houver uma quantidade muito grande de itens, recomenda-se inserir por grupo de produtos.

5.2

4 – Na janela onde foram inseridos os produtos, clicar na aba “Custos” e inserir os insumos para produção industrial ou as mercadorias adquiridas para o caso de empreendimento comercial. Na janela, “Registrar Produção Anual”, informar a capacidade de produção e o percentual de utilização da capacidade instalada.

No caso de atividade industrial, alguns parâmetros para se apurar a capacidade de produção são obtidos nos respectivos prospectos das máquinas sem esquecer outros não menos importantes, inclusive limitações mercadológicas. Nesse momento, o projetista deve estar atento à existência de gargalos na linha de produção, principalmente quando essa é composta por etapas, pois a capacidade máxima pode ser limitada por uma dessas etapas e, nesse caso, deve-se trabalhar no sentido de minimizar algum gargalo que possa existir.

5.3

5 – Ainda na janela em que foram inseridos os produtos, clicar na aba “Custos” e inserir todos os insumos unitários e os respectivos custos de aquisição relacionados a cada item produzido e/ou vendido.

5.4

6 – Tanto na janela em que foram inseridos os produtos quanto na dos custos, devem ser inseridos todos os impostos incidentes, tanto sobre as vendas quanto sobre as compras, seguindo o regime tributário de cada empresa (lucro presumido, lucro real, regime simplificado etc.). Ao inserir a alíquota do ICMS, o valor desse imposto é automaticamente subtraído do valor insumo.

Obs: Quando o regime de tributação for diferente do Lucro Real, as alíquotas são inseridas na janela de vendas e não haverá crédito desses impostos.

5.5

7 – Nessa janela são inseridas as alíquotas incidentes sobre as compras.

5.6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s